O Ciclo da Reciclagem


Arteplás - Uma empresa ambientalmente correta!

Os laminados em PVC da Arteplás é caracterizado como um material de aplicações de longo ciclo de vida, ou seja, aplicações nas quais o tempo de vida útil do produto antes de seu descarte para o meio ambiente é bastante longo, podendo chegar a mais de 20 anos.

Devido a suas características, fica evidente que os laminados provenientes do PVC é uma matéria prima de desenvolvimento sustentável, tanto por sua versatilidade quanto pelos segmentos de mercado o que torna relevante científica e socialmente qualquer projeto onde se aplique esse material tão especial.

Na Arteplás a reciclagem do PVC é realizada há anos e existe toda uma infra-estrutura industrial organizada para esse fim. Todo processo é muito rigoroso, supervisionado por profissionais indireta e diretamente em todos os procedimentos, desde a fonte geradora até a extrusão, sempre instruindo a todos os devidos cuidados para assim evitar possíveis contaminações durante o processo, resultando em laminados de excelente qualidade, aptos a atender aos exigentes padrões do mercado.

A Arteplás atende integralmente a todas legislações ambientais, com as autorizações e licenças de funcionamento da CETESB dentre outros órgãos governamentais.

Fonte geradora:

Os Laminados em PVC, após o processo de manufatura (corte e solda eletrônica), quase sempre geram aparas mais conhecida no mercado como “sucata”. Estas devem ser sempre, desde sua fonte, pré-selecionadas e separadas, isentando-as de qualquer outro tipo de materiais utilizados no processo da manufatura para assim evitar possíveis contaminações com materiais de outras categorias, tais como: papéis, papelão, grampos, polietileno, linhas, fitas adesivas, etc.

Estocagem:

Todas as aparas devem ser armazenadas em sacos plásticos lacrados em locais secos e limpos, pois é um material que possui uma pequena carga eletro - estática e pode atrair pequenas impurezas por um simples contato, podendo depreciar o seu valor ou até perder sua reutilização quando armazenado de forma incorreta.

Separação:

A Arteplás possui uma equipe de profissionais especializados para todo o processo de manuseio da reciclagem das aparas. Todo material que chega em nossa produção são totalmente e rigorosamente revisadas e separadas por cores.

Moagem:

O processo de moagem das aparas são feito em moinhos de grande capacidade e específicos para esse fim, deixando todo material numa gramatura ideal para o processo de extrusão sempre mantendo os devidos cuidados contra possíveis contaminações durante o processo.

Extrusão:

Após os rigorosos processos acima mencionados, todas as aparas são extruzadas com telas/filtros eficientes tornando essas aparas em granulados de alta qualidade, a fim de garantir totalmente sua qualidade isentando-as de casuais impurezas.

Revitalização:

Este é o processo que merece destaque e uma atenção especial, pois para um Laminado de PVC proveniente de matéria prima reciclada e com resultado final excelente é fundamental que seja adicionado em sua composição também matérias-primas virgens tais como resina, plastificantes e pigmentos para revitalizar e evitar sua degradação devido ao seu tempo de uso e inúmeros ciclos de reciclagem.

reciclagem
Arteplás Laminados em PVC - Colaborando sempre com o ciclo de vida, sustentabilidade e o meio ambiente.